• Facebook Page: 564685600222501
  • Twitter: ifscsaocarlos

Guia de Cursos

 

aba 1

aba 2

aba 3

aba 4

aba 6

aba 8

aba 6

aba 7

Home Notícias Câmpus São Carlos volta do Sepei 2018 com duas conquistas
Câmpus São Carlos volta do Sepei 2018 com duas conquistas PDF Imprimir E-mail
Qui, 27 de Setembro de 2018 17:20

Os servidores e alunos que viajaram de São Carlos para Florianópolis, na semana passada, voltaram com duas conquistas na bagagem. Eles participaram do 7º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2018) com nove apresentações e trouxeram um primeiro lugar, e também são finalistas no Prêmio de Inovação do IFSC.


O câmpus garantiu a primeira colocação com o trabalho “Registro de capelas de madeira do Oeste Catarinense”, apresentado na modalidade pôster, na Divisão Temática 1 (DT 1) – Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional.


O trabalho foi desenvolvido nas capelas e igrejas de madeira remanescentes na região com o intuito de contribuir na discussão a cerca da importância da preservação das culturas locais, suas manifestações e símbolos. “Estes templos de diferentes credos, construídos em madeira, configuraram a paisagem tanto urbana quanto rural do período da colonização”, afirma o professor Mauro Normberg Bohm, que uniu a equipe formada pelos alunos de Engenharia Civil do próprio câmpus, Murilo Henrique Schunemann e Karoline Secchi (ex-bolsistas), e ainda pelo estudante do Ensino Médio Integrado em Informática do Câmpus Chapecó, Bernardo Ribeiro Bohm (voluntário).


Foi Bernardo o responsável por apresentar o projeto no Sepei 2018. Para ele, o evento foi inédito. "Vi e aprendi muitas coisas, além de ter conhecido pessoas. A participação na pesquisa contribuiu para minha formação geral e acadêmica. E pesquisar sobre as igrejas de madeira me ajudou a compreender e a perceber a importância de valorizar a cultura local", afirma o estudante.


Durante o projeto, primeiro os participantes identificaram as construções. Em seguida, elas foram inventariadas e categorizadas, buscando constituir acervo visual e de informações técnico-construtivas para contribuir com a formação de alunos e a especialização de professores.


2º Prêmio de Inovação do ifsc


A segunda conquista do Câmpus São Carlos é relacionada ao 2º Prêmio IFSC de Inovação. Durante o Sepei foram anunciados os três finalistas e, a prática “O técnico em Edificações e a comunidade”, da professora Etiane de Oliveira e de Simone Souza, é finalista na categoria sala de aula.


Elas concorrem com os projetos “Empreender para crescer: uma vivência empreendedora”, de autoria da servidora Andressa Belan e Pierry Teza, do Câmpus Tubarão; e “Metodologias ativas: Peer Instruction e Team Based Learning”, de Greyson Rech e Lúcio Mendes. O resultado final será divulgado em dezembro.


A prática realizada pelo Câmpus São Carlos é projeto de extensão que atendeu a comunidade Nova Brasília, no município de Palmitos (há 15km do câmpus) e foi usado como estratégia de ensino.


O objetivo foi elaborar e entregar o Estudo Preliminar Preventivo e Memorial Descritivo Preventivo do salão comunitário da comunidade. “O salão estava com risco de fechar, devido às notificações de irregularidades. E nós tinhamos o conhecimento para resolver. Decidimos trabalhar para ajudar a comunidade e aplicar o que aprendemos durante o curso Técnico em Edificações no IFSC”, conta uma das alunas que trabalhou na ideia, Giovana Carvalheiro de Souza.


Durante o trabalho, os alunos trabalharam com este estudo de caso e ainda com pesquisa documental, entrevista, levantamento, análise e propostas de solução. “No futuro posso passar por lá e ver meu dedo lá, meus conhecimentos aplicados naquele espaço e a comunidade feliz”, afirma a estudante Renata Sander Eckhardt.



---

Rafaela Menin | Jornalista IFSC

 
Nome:
Email:
Cidade:
Telefone:
Mensagem:

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.